top of page
Ativo 9.png

Com o objetivo de oferecer uma estrutura individualizada e propícia para ensino, pesquisa e extensão em estudos sobre o rim, a professora de patologia Juliana Reis Machado e Silva, atual coordenadora, e a médica patologista Marlene Antônia dos Reis, responsável técnica- RT, idealizaram e criaram o CePRim. O Centro de pesquisa foi um incentivo da gestão da UFTM, em 2019, que se baseou na produtividade científica das coordenadoras na área de Nefropatologia e na qualidade do serviço de diagnósticos em biópsias renais realizados na instituição desde 1996.

No CePRim são desenvolvidas as atividades de pesquisa relacionadas à formação de um biobanco para desenvolver estudos em doenças renais, ampliando a produção científica dos grupos de pesquisa da UFTM, bem como formação de rede com pesquisadores de outras instituições que desenvolvam pesquisas nessa linha. No ensino, a intenção é colaborar com a graduação e pós-graduação, fornecendo material para a discussão de casos clínicos nas disciplinas de Patologia Geral, Patologia Especial e Nefrologia, bem como material de pesquisa na formação de alunos com trabalho de conclusão de curso, iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Na extensão, é ofertado anualmente o Curso de Aperfeiçoamento em Nefropatologia, em que recebe residentes em patologia e nefrologia de vários locais do país, e profissionais da área saúde interessados em aprofundar conhecimentos na área de nefropatologia. Este curso é finalizado com a realização da Jornada de Nefrologia e Nefropatologia de Minas Gerais. Ainda, dentro da extensão universitária temos um projeto de prestação de serviço, no qual é realizada assistência, por meio da realização de diagnóstico das doenças em biópsias renais para mais de 30 serviços de saúde de diversa regiões do país e alguns hospitais da rede Ebserh. Atualmente recebemos mais de 100 biópsias por mês, o que nos permite ter um biobanco que represente todo país.

O CePRim conta com recursos e alguns funcionários próprios, ademais compartilhar com o setor de Patologia Geral- do ICBN-UFTM espaço físico e recursos humanos: docentes, médicos, biomédicos e técnicos de laboratório.  A criação desse centro de ensino, pesquisa e extensão é uma enorme conquista para a UFTM e toda a comunidade por ela impactada, reforçando a tradição do Instituto de Ciências Biológicas e Naturais - ICBN e do setor de Patologia Geral em aproximar as ciências básicas e aplicadas e promover serviços de qualidade. Ainda, o CePRim abrange todas as atividades fins de uma universidade pública, em especial a pesquisa junto aos programas de pós-graduação e o diagnóstico de doenças renais, o que resulta em benefícios diretos à população.

RESULTADO FINAL
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO
N.º 08/2024
EDITAL PROEXT/PIBEX Nº03/2023

 

bottom of page